sexta-feira, 30 de abril de 2010

Grupo A: Africa do Sul - México - Uruguai - França



Africa do Sul
Anfitriã da maior competição futebolística do mundo deste ano de 2010, a África do Sul está euforica apenas pela festa. Pois almejar algo maior na copa é um sonho muito longe de ser realizado... O time é fraco, sua preparação para o mundial comprovou isso. Piennar e McCarthy são bons jogadores, atuam na Europa, mas também não podem fazer milagre. Assim como maioria das seleções africanas, possui excelente vigor físico e são muito dispostos, mas deixam a desejar na parte tática. A África do Sul é ainda pior, pois não possuem disciplina tática e a qualidade de elenco é pífia, e para piorar quando criam alguma oportunidade não conseguem concluir em gol. Mesmo contando com um dedo brasileiro (anteriormente Joel Santana e agora C. A. Parreira) das 32 seleções a África do Sul é pior colocada no ranking da FIFA.

Time Base: Khune; Gaxa, Booth e Mokoena; Masiela, Sibaya, Didgakoi, Modise e Piennar; Mphela e McCarthy;

Treinador: Carlos Alberto Parreira

O Craque: Piennar



Uniforme

Previsão Uma jogada: Não passa da 1ª fase.


México

Hegemonia na América do Norte, porém quase sendo acompanhado pelos EUA, o México sempre tem um time forte e competitivo. Geralmente passa de fase, mas esse ano a tarefa não será fácil, Uruguai e França apesar de tudo, são times fortes e o grupo está equilibrado. O México se classificou sem maiores sustos e como todo grande time começa por um bom goleiro, com os mexicanos não é diferente, o jovem Ochoa passa segurança e tranquilidade para a equipe, juntamente com Rafa Márquez formam um bom setor defensivo. O experiente e oportunista centroavante Blanco costuma deixar sua marca, o valoz e habilidoso Giovani dos Santos protagonisa boas jogadas assim como o jogador do Arsenal Carlos Vela. São os jovens promissores a esperança para bons resultados.

Time Base: Ochoa; Jose Castro, Rafa Márquez, Osório e Salcido; Torrado, Castro e Guardado; Blanco(Javier Hernandez), Giovani dos Santos(Carlos Vela) e Guilhermo Franco;

Treinador: Javier Aguirre

O Craque: Ochoa



Uniforme

Previsão Uma jogada: 1º do grupo / Quartas de Final


Uruguai

O Uruguai é mercado por ser um time guerreito, tem glórias passadas, mas nos últimos tempos estava deixando a desejar... O time parece estar focado, tem padrão de jogo e alguns bons nomes. Mas sem dúvida a principal e fatal arma é Fórlan, o atacante já provou à todos a qualidade e o oportunismo que tem, sua passagem pelo Manchester Utd e sua atual história no Atlético de Madrid falam por si só. Porém a vida da Azul Celeste não será fácil, o grupo é forte e o Uruguai terá de disputar uma das duas vagas com três concorrentes diretos, México leva uma leve vantagem e a França mesmo aos trancos e barrancos possui um bom elenco. Nesta copa o Uruguai terá de ser ainda mais guerreito e jogar com muito mais vontade para surpreender.

Time Base: Muslera; Fucile, Lugano, Godin e Scotti; Pereira, Pérez, Eguren e Álvaro Pereira; Forlán e Suárez;

Técnico: Oscar Tabárez

O Craque: Forlán



Uniforme


Previsão Uma jogada:
Não passa da 1ª fase.


França

Sempre com grandes jogadores, mas sem uma equipe desde a copa de 98, afinal na decisão da copa de 2006 foi um mero acaso aliado ao gênio Zinedine Zidane. A França se classificou de forma injusta e polêmica com um gol irregular (onde Henry ajeitou a bola com a mão antes de dar o passe para o gol) sobre a Irlanda na repescagem. Porém polêmicas a parte, a França possui jogadores talentosos, que individualmente podem decidir uma partida. Henry já não é mais o mesmo, a fase não é das melhores mas o craque costume crescer nos momentos decisivos, o elenco francês é forte, Benzema, Gignac e Gourcuff são promissores, mas tem que ver como vão se portar numa competição deste porte, além do ótimo lateral esquerdo Evra e de uma boa dupla de zaga, ao menos no papel a França tem uma equipe forte e com boas peças de reposição. O elenco conta também com o disputado e badalado Ribéry, é visto como craque e é sempre alvo de especulações em negociações milionárias. Vamos ver no mundial se ele realmente vale tanto dinheiro assim... Até hoje nunca apresentou futebol vistoso de encher olhos!

Time Base: Lloris; Sagna, Gallas, Abidal e Evra; Lass Diarra, Toulalan, Ribéry e Gourcuff; Henry(Benzema) e Anelka(Gignac);

Treinador:
Domenech

O Craque:
Ribery



Uniforme

Previsão Uma jogada: 1º do grupo / Oitavas de Final

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Grupo B: Argentina - Nigéria - Coréia do Sul - Grécia




Argentina

Seleção tradicional e mundialmente respeitada com jogadores que dispensam comentários. Apesar do restrospecto não muito favorável é sempre temida e apontada como uma das favoritas. Tem Marodona como técnico, ex-jogador que dispensa comentários, mas como técnico... Causa muita polêmica e deixa sempre a crítica dividada sobre sua competência. O time teve altos e baixos mas seus destaques individuais estão em boa fase, como Messi, Agüero, Di Maria, Milito, Higuaín, entre outros. É sem dúvida a seleção favorita para o primeiro lugar do grupo, mas se o futebol fosse previsível não teria graça!

Time Base: Romero; Otamendi, Samuel, Demichellis e Heinze; Mascherano, Gago, Verón e Di Maria; Messi e Higuaín (D.Milito).

Treinador: Maradona

O Craque:
Lionel Messi



Uniforme

Previsão Uma jogada: 1º na fase de grupos / Quartas de final


Nigéria

Uma das forças Africanas no futebol, junto com Camarões são as mais tradicionais e que aspiram uma melhor colocação na competição. A Equipe tem bons nomes mas ocila em suas exibições e deixou a desejar na Copa Africana de Nações. apresentando um futebol muita abaixo do esperado. O grupo está equilibrado, provavelmente três times brigando por uma vaga, a outra já está praticamente certa (Argentina). Obi Mikel e Oba Oba Martins são as esperanças.

Time Base: Enyeama; Yobo, Nwaneri, Echiejile, Apam e Olofinjana; Ajilore, Odem Wingie e Mikel; Martins e Yakubu.

Treinador: Lars Lagerback

O Craque: Oba Oba Martins



Uniforme

Previsão Uma jogada: Não passa da 1ª fase.


Coréia do Sul

A seleção vinha de uma seqüência de 27 jogos de invencibilidade, encerrada em novembro, com a derrota para a Sérvia por 1 a 0. Durante as eliminatórias, o técnico Huh Jung-Moo adotou o tradicional formato 4-4-2, assim como maioria das seleções orientais opta pela velocidade, mas as limitações técnicas e táticas fazem com que o time não obtenha resultados expressivos.
Jin Sung Park e Chu-Young Park lideram o time, com o grupo parelho, pode-se sonhar com a classificação, porém esse ano é bem improvável que a Coréia do Sul seja zebra novamente.

Time Base: Woon-Jae Lee; Du-Ri Cha, Young Hyung Cho, Jung-Soo Lee e Dong-Jin Kim; Sung-Yueng Ki, Jung-Woo kim, Chung-Young Lee e Jin Sung Park; Ki-Hyeon Seol e Chu-Young Park.

Treinador: Joong-Moo Huh

O Craque:
Jin Sung Park.



Uniforme

Previsão Uma jogada: Não passa da 1ª fase.


Grécia

Seleção discreta e que sempre surpreende, foi assim quando conquistou a Eurocopa de 2004. O time joga fechado, defesa consistente e forte marcação, pouco vai ao ataque mas Gekas e Samaras municiados por Katsouranis e Karagounis garantem o trunfo que geralmente é pelo placar mínimo. Já passada a euforia do título da Euro a Grécia volta a ser modesta e busca fazer boa campanha. Com o grupo nivelado não seria nenhuma surpresa.

Time Base: Chalkias; Papastathopoulos, Moras, Kyrgiakos e Vyntra; Katsouranis, Karagounis, Spyropoulos e Amanatidis; Gekas e Samara

Treinador:
Otto Rehhagel

O Craque: Karagounis



Uniforme

Previsão Uma Jogada: 2º do grupo / Oitavas de final

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Grupo C: Inglaterra - Estados Unidos - Argélia - Eslováquia




Inglaterra

Depois de fazer a melhor campanha na elinatória européia, a Inglaterra chega a Copa com uma das seleções favoritas a levar o Trófeu, juntamente com Brasil e Espanha. Nesse Mundial, o destaque do English Team é o forte meio campo a excelente defesa e não podendo deixar de fora a espetacular fase do excepcional Wayne Rooney, e tambem é claro o técnico Fábio Capello que tem um histórico de grandes titulos em clubes. A única baixa da seleção Inglesa é a lesão de David Beckham, jogador que não era titular na equipe mais que era de extrema importancia no elenco.

Time Base: James, Glen Johnson, Ashley Cole, Terry, Ferdinand, Barry, Gerrard, Lampard, Lennon, Rooney e Defoe( Heskey )

Treinador: Fabio Capello

O Craque: Wayne Rooney



Uniforme

Previsão Uma Jogada: 1º na fase de grupos / Semi-final


Estados Unidos

Chega a Copa depois de fazer um dos maiores marcos na história americana de futebol, eliminandoa até então imabativel seleção Espanhola na semi-final da Copa Das Confederaçãoes realizada na Africa do Sul, mais a euforia durou poucos dias, a seleção Americana foi derrotada na final pelo Brasil por 3 a 2. Mesmo assim isso foi um grande orgulho para o povo Americano. Depois de se classificar tranquilamente na Eliminatoria da Concacaf, os Estados Unidos chega como a segunda potência do Grupo C .

Time Base: Howard; Spector, Onyewu, Bocanegra, Bornstein; Clint Dempsey, Bradley, Feihaber, Landon Donovan; Jozy Altidore e Charlie Davies

Treinador: Bob Bradley

O Craque: Landon Donovan



Uniforme

Previsão Uma Jogada: 2º na fase de grupos / Oitavas de finais


Argélia

Após passar 24 anos longe de uma Copa do Mundo, a Argélia chega ao mundial depois de passar por uma sofrida elinatória, derrotando o Egito, seu maior rival, tanto como no futebol como na politica, e assegurar a sua classifcação. Mesmo sendo a equipe mais fraca do Grupo, os Argelinos, estão esperançados com uma boa campanha de sua seleção. Com um estilo de jogo um pouco diferente das demais equipes africanas, a Argélia, pode sim surpreender, e conseguir uma vaga na próxima fase, o que é muito pouco provavel.

Time Base: Chaouchi; Bougherra, Halliche, Yahia, Belhadj; Mansouri, Matmour, Meghni, Ziani; Ghezzal, Saïfi

Treinador: Rabaah Saadane

O Craque: Rafik Saïfi



Uniforme

Previsão Uma Jogada: Não passa da primeira fase.


Eslovênia

Pouco se tem para falar dessa seleção, chegou a Copa como a maior zebra das elimatórias, elimanando nada ninguem menos que a fortissima Russia, liderada pelo técnico holandês Gus Hiddink e pelo craque Andrey Arshavin. Assim como a Argélia, a Esvlovênia pode tambem supreender e se classificar pra próxima, e assim tambem como a Argélia, isso será pouco provavel se acontecer.

Time Base: Handanovic; Brecko, Cesar, Suler, Jokic; Radosavljevic, Koren, Birsa, Kirm; Novakovic, Dedic

Treinador: Matjaz Kek

O Craque: Robert Koren



Uniforme

Previsão Uma Jogada: Não passa da primeira fase.

Grupo D: Alemanha – Austrália – Sérvia - Gana




Alemanha

Tradição e força são dois fatores que contribuem muito para uma boa campanha nos mundiais. A Alemanha, é uma das seleçoes mais temidas, por ter esses dois fatores de sobra. Apesar das duas ultimas brilhantes campanhas nas copas, sendo Vice-campeã em 2002 e ficando em terceiro colocado em 2006, a torcida alemã espera o titulo dessa vez. Liderada pelo experiente meio-campista Michael Ballack, a equipe tambem conta tambem com jovens talentosos, como Özil e Schweinsteiger, esse ultimo foi considerado uma das revelações da ultima copa, ao lado do tambem alemão Lukas Podolski.

Time Base: Adler; Beck, Mertesacker, Tasçi, Lahm; Hitzlspelger, Ballack, Schweinsteiger, Özil; Podolski e Klose

Técnico: Joachim Löw

O Craque: Sebastian Schweinsteiger



Uniforme

Previsão Uma Jogada: 1º na fase de grupos/ semi-final


Austrália

A Austrália espera repetir o feito de 2006 quando chegou as Oitavas de finais, e perdeu pra então campeã Italia, de um forma meio duvidosa. Dessa vez a Austrália chegou ao torneio de uma forma diferente que era acostumada, disputava uma repescagem com o 5º colocado, da eliminatória Sul-americana, agora disputou a vaga pelo continente asiático, fazendo a melhor campanha, com 9 vitórias em 14 jogos. Austrália é uma equipe que pode surpreender em seu grupo, apesar de ser a mais fraca.

Time Base: Schwarzer; Wilshire, Lucas Neill, Craig Moore, Scott Chipperfield; Culina, Carl Valeri, Emerton, Tim Cahill, Harry Kewell; Joshua Kennedy

Treinador: Pim Verbeek

O Craque: Tim Cahill



Uniforme

Previsão Uma jogada: Não passa da primeira fase.


Sérvia

Uma seleção de jogadores medianos, que jogam em grandes clubes e algum deles até tem um certo destaque como é o caso do zagueiro Nemanja Vidic, jogador Manchester United e capitão da seleção. Destaque dessa equipe é a defesa, que jogou a eliminatória européia e foi a menos vazada do torneio. Depois da separação de Montenegro a Sérvia finalmente pode disputar um torneio sem problemas extra-campo.

Time Base: Stoijkovic; Ivanovic, Vidic, Lukovic, Obradovic; Milijas, Kacar, Krasic, Stankovic; Jovanovic e Zigic

Treinador: Radomir Antic

O Craque: Milos Krasic



Uniforme

Previsão Uma jogada: 2º na primeira fase/ Quartas de finais.


Gana

Sem duvidas umas das seleções africanas mais forte. Com um estilo de jogo comparado ao futebol brasileiro. Com uma das equipes de formações de jogadores mais fortes do mundo, Gana chega ao mundial levando muitos jogadores jovens que tiveram destaques no mundial Sub-17. Essa equipe irá brigar juntamente com a Sérvia pelo segundo lugar do grupo, e quem sabe algo mais. Liderada pelo volante Michael Essien, que é um dos melhores jogadores da posição no mundo, Gana realmente espera fazer uma campanha melhor que a de 2006 quando foram eliminados nas Oitavas de final para o Brasil.

Time Base: Kingson; Inkoom, Mensah, Addo; Paintsil, Essien, Annan, Appiah, Muntari; Gyan e Amoah

Treinador: Milovan Rajevac

O Craque: Michael Essien



Uniforme

Previsão Uma Jogada: 2º lugar na primeira fase/Quartas de finais